Foco e Escopo

A Revista Eletrônica do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul é um periódico semestral que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a disseminação de estudos relativos aos seguintes temas: sociedade, Estado, Administração Pública e controle, entre outros transversais a esses envolvendo especialmente as áreas da administração, do direito, da contabilidade, das ciências atuariais, da economia, da engenharia civil, da arquitetura e da tecnologia da informação. Os artigos devem apresentar abordagens teóricas ou teórico-empíricas produzidas segundo as linhas temáticas da Revista.

As linhas temáticas de publicação da Revista são as seguintes:

1. Sociedade e Estado;

2. Administração Pública;

3. Direito Público, contabilidade pública, economia do setor público, tecnologia da informação e inteligência para o controle externo;

4. Controle social, controle externo e interno;

5. Educação corporativa e escolas de governo.

O fomento à produção de conhecimento qualificado e identificado com a Administração Pública, em especial com a realidade brasileira, a que a Revista Eletrônica do TCERS se propõe tem o propósito de promover a reflexão e as transformações necessárias ao desenvolvimento da sociedade e a consecução do interesse público.

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista do TCE-RS publica eletronicamente os artigos  na língua portuguesa recebidos, conforme o constante na sessão “Diretrizes para Autores”.

Uma vez recebidos, os artigos são remetidos aos pareceristas segundo o regime de dupla avaliação cega.

Os artigos são considerados aptos a serem publicados seguindo os seguintes critérios:

1. Originalidade do tema e relevância do trabalho para o desenvolvimento da  área de conhecimento no Brasil;
2. Qualidade da redação e organização de texto (clareza, estrutura e outros aspectos formais, concisão, objetividade);
3. Atualidade e qualidade da literatura especializada utilizada para construir a fundamentação teórica;
4. Consistência teórica do artigo e coerência dos argumentos;
5. Metodologia utilizada (se aplicável): coerência com o problema identificado, propriedade, qualidade, nível de sofisticação);
6. Análise dos dados (se for o caso): representação, consistência, articulação teórica e metodológica da interpretação;
7. Conclusões (fundamento e coerência, discussão);

Fica a critério dos avaliadores a recomendação final de publicação do artigo, sendo total ou parcial. A recomendação parcial implica em retorno do texto para o autor revisar e reenviar o artigo para nova avaliação. Em caso de recusa das recomendações apontadas pelos avaliadores por parte do autor, o artigo não será publicado.

A ESGC, responsável pela gestão da Revista Eletrônica do TCE-RS (art. 2º  Resolução nº 972/2013) reserva-se o direito de reter artigos aprovados para posterior publicação, conforme demanda editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul é um periódico semestral que tem como objetivo fomentar a pesquisa e a disseminação de estudos relativos à sociedade, Estado, Administração Pública e controle.

As linhas temáticas de publicação da Revista são as seguintes:

1. Sociedade e Estado;

2. Administração Pública;

3. Direito Público, contabilidade pública, economia do setor público, tecnologia da informação e inteligência para o controle externo;

4. Controle social, controle externo e interno;

5. Educação corporativa e escolas de governo.

O fomento à produção de conhecimento qualificado e identificado com a Administração Pública, em especial com a realidade brasileira, tem o propósito de promover a reflexão e as transformações necessárias ao desenvolvimento da sociedade e a consecução do interesse público.

Os artigos apresentam textos teóricos ou teórico-empíricos produzidos segundo as linhas temáticas da Revista.

 


Conselho Editorial da Revista TCE-RS:

 

Pedro Henrique Poli de Figueiredo

Presidente do Conselho

 

Membros