AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: PÓS-POSSE POR APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO

Janete Rodrigues de Souza Schmidt, Paulo R. L. Pimentel

Resumo


RESUMO

 

Este artigo suscita a avaliação por competência pós-posse por aprovação em concurso público. O objetivo foi descrever como a avaliação por competência pode auxiliar a alocação de pessoas de acordo com suas habilidades e competências e os reflexos no nível de desempenho. Na metodologia utilizou-se uma pesquisa descritiva e em seus procedimentos técnicos pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa qualitativa, sob a forma de entrevista, com base em quatro perguntas. Dessa maneira, em que pese à constituição do método de avaliação de desempenho pós-posse em cargo nos órgãos públicos estudados estarem de acordo com os preceitos legais, a sua utilização não atende ao princípio da eficiência, na medida em que a efetividade dos instrumentos depende, unicamente, da habilidade do gestor avaliador de transformá-lo em algo útil para o funcionário. Assim, percebe-se que o sentimento dos servidores em relação aos mecanismos de avaliação de desempenho pós-posse em cargo público depende do gestor que a realiza, não havendo nenhum tipo de padronização de comportamento acerca do instituto nem Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul/RS, Comarca de Caxias do Sul/RS e tão pouco pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/RS.

 

Palavras-chave: Avaliação Por Competência, Pós-Posse, Concurso Público.

 

ABSTRACT

 

This article raises the evaluation by post-office for approval competence in open competition. The objective was to describe how the evaluation competence can help the allocation of people according to their abilities and skills and reflexes in performance level. The methodology used a descriptive research and its technical procedures literature, followed by a qualitative research in the form of interview, based on four questions. In this way, despite the establishment of the evaluation method of post-office performance position in public agencies studied are in accordance with the legal provisions, their use does not meet the principle of efficiency, in that the effectiveness of the instruments depends solely on the ability of the evaluator manager turn it into something useful for the employee. So we realize that the feeling of servers compared to the mechanisms of assessment of post-office performance in public office depends on the manager who performs, not having any type of behavior standardization about the institute or state judicial branch of Rio Grande South/RS, Caxias do Sul County/RS and so little by the city of Caxias do Sul/RS.

 

Keywords: Evaluation by Competence, Post-Possession, Public Tender.

 


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