USO DE EVIDÊNCIAS NA AUDITORIA DE REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Pinto Junior, Cyro Carlos Garcez TCE-RS
  • Lacerda, Vinícius Bara Leoni TCE-RS
Palavras-chave: Ensino fundamental, Qualidade, Auditoria, TCE/RS, Educação baseada em evidências

Resumo

Os resultados dos testes nacionais e internacionais de aprendizado atestam objetivamente a existência de um problema de qualidade na educação nacional. Sensível a este cenário, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul desenvolveu metodologia para realizar auditorias operacionais nas redes municipais de ensino fundamental, visando avaliar a qualidade do ensino ofertado pelos municípios gaúchos e identificar oportunidades de melhoria nos processos de gestão educacional. Para a construção desta metodologia, foram utilizados, a partir da aplicação do método dedutivo, estudos da literatura educacional baseada em evidências, a qual se propõe a identificar através de técnicas estatísticas quais são os aspectos que influenciam no aprendizado dos alunos. Além da apresentação da metodologia desenvolvida e de seus referenciais teóricos, o presente artigo expõe os achados de três auditorias realizadas no exercício de 2017 em redes municipais do Estado do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Pinto Junior, Cyro Carlos Garcez , TCE-RS

Auditor Público Externo do TCE/RS.
Bacharel em Ciências Econômicas.

Lacerda, Vinícius Bara Leoni , TCE-RS

Auditor Público Externo do TCE/RS.
Bacharel em Direito.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. Gestão escolar e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo: v. 1, p. 241-274, 2010.

BARROS, Ricardo Paes de. O que importa para melhorar o aprendizado: qualidade do professor. Notas técnicas. São Paulo: Site da Qualidade da Educação, 2010.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2014.

CANGUÇU, Kátia Liliane Alves. Estudos da associação entre clima escolar e o desempenho médio de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. (Tese de Doutorado). Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais, 2015.

ELACQUA, Gregory et al. Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona na Educação. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2015.

UNESCO. Primer estudio internacional comparativo sobre lenguaje, matematica y factores asociados, para alumnos del tercer y cuarto grado de la educación básica (Perce). Santiago, Chile, 2001.

________. Los aprendizajes de los estudiantes de América Latina y el Caribe Primer reporte de los resultados del Segundo Estudio Regional Comparativo y Explicativo (Serce). Santiago, Chile, 2008.

________. Tercer Estudio Regional Comparativo Y Explicativo (Terce). Santiago, Chile, 2013.

UNIVERSIDADE DE NOTTINGHAM; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Impacto da liderança dos diretores sobre os resultados dos alunos das escolas de ensino médio do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.
Publicado
01-08-2019